quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

S. Silvestre de Lisboa 2009

Foi a minha estreia nesta prova já que no ano passado não me inscrevi a tempo.
Tinha alguma curiosidade em saber como estaria o ambiente na Baixa, num Domingo ao fim da tarde, já noite cerrada, com algum frio, mas com bastante calor humano.
Gostei muito da atmosfera em que se desenrolou a prova, notei que havia muita gente que corria 10 kms pela primeira ou segunda vez e notei, especialmente, a presença de muitas senhoras, o que abrilhantou a prova e despertou nas mesmas talvez a vontade de continuarem a correr.
A prova em si não é fácil, tem muitos retornos e a subida para o Marquês na segunda volta destrói qualquer expectativa de grande tempo final.
Fui com os meus amigos de infância e esposas, os NAPA(Núcleo de Amigos Perna Assada), cujo nome vem de como ficavam as nossas coxas depois de qualquer prova quando éramos novatos...
Fiquei em 309º na geral e em 150º no meu escalão, com 41m46s.
Volto para o ano, se tudo correr bem.
P.S. - Acabei de me inscrever para Sevilha. Não resisti.

Bom Ano para todos!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A minha primeira vez...

Escrevo dois dias depois.
Foi no Domingo que acordei cedo, como sempre, mas depois de uma noite em que se fizeram sentir as agruras de um Sábado de degustação de enchidos assados com muito pão alentejano...
Tinha planeado o meu segundo treino mais longo.
Estava um grau centígrado.
Queria fazer 33 ou 35 kms, bem lentos... Ia a Azeitão e voltava, pensei. Mas fui para Azeitão pela estrada N378, em direcção a Sesimbra, voltaria à esquerda em Santana e passaria pela zona das vinhas, pela Maçã, muito agradável à vista, até à Nacional 10, em que regressaria a casa, nos Foros de Amora.
Quando cheguei a Azeitão, ia já com 32 kms e depressa me apercebi que iria fazer a minha primeira maratona, isto se quisesse chegar a casa a pé...
E assim foi. Não uma maratona, mas um treino "ultra", de 48,5 kms.
Foram 4 horas e 30 minutos de reflexão, de passeio, de balanços, de dedicatória ao meu pai e ao meu chefe, que tinha tido um enfarte na sexta-feira.
Queria sentir o corpo a bater no "muro", queria saber a que distância estaria do dito,
queria constatar as modificações no metabolismo, queria, ou melhor,
andava "mortinho" para me tornar um "maratonista" comigo próprio, desde o passado dia 6,
em que passava pelos maratonistas na Maratona dos Descobrimentos e pensava o que estava a fazer na Meia, se o que me apetecia era a "plena"...
Não senti a quebra típica, ao que sabia, dos 35 kms, não senti grande desidratação,
comi apenas uma barra de cereais aos 30 kms e fui bebericando 6 dl de Isostar que levava no bidãozinho.
Passei aos 42195m com 3 horas e 50 minutos e comecei a sofrer aos 46 kms, numa subida de 2 kms, que me dificultou a chegada a casa...
Uma massagem, um duche, um bife, um chá quente e repouso? Não!
Estádio da Luz, chuva, vento e o meu clube a deixar, finalmente, e espero que duma vez por todas, de ser o Benfiquinha...
E a olhar o FCP de frente, olhos nos olhos e a jogar à Benfica!
Um Domingo bom... Muito bom!
Bom Natal a todos os amigos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

GP de NATAL 2009

Sabia que era a melhor oportunidade que teria este ano civil para tentar, finalmente, fazer um tempo aos 10 000m abaixo dos 40 minutos. Sentia os músculos presos pelo pouco aquecimento.
Tenho de me lembrar antes destas provas mais rápidas que o meu corpo necessita de uns bons 25 minutos de aquecimento, com alongamentos. Muitos e feitos com calma.
Mas depois encontram-se os amigos à partida, dois dedos de conversa e comentários e quando olho para o relógio faltam poucos minutos.
Parti mais rápido do que deveria. Eram seis viadutos, em vez dos três do ano passado. Era a respiração que não estabilizava tão facilmente. Deveria ter ido com o meu amigo Jaime, trabalharmos em conjunto, mas o aglomerado da partida fez-me perdê-lo. Aos 4 kms senti uma picada no posterior da coxa onde rompi no ano passado e abrandei imediatamente. Tudo menos 3 ou 4 semanas parado, pensei.
Felizmente, pude continuar sem muita dor, terminei com 38m25s, mas aquela chegada tendo que dar a volta ao Rossio e voltando para os Restauradores foi muito mal pensada. Ao que me disseram, provocou grandes congestionamentos e protestos para quem fez tempos a partir dos 40 minutos.
Enfim, o objectivo foi cumprido e agora voltarei à cidade a 27 de Dezembro.
Aí, sem pensar em tempos. Só para ver as iluminações...

Meia Maratona Descobrimentos 2009

Só hoje escrevo sobre esta prova, pois não me aqueceu nem arrefeceu participar na dita.
Fui acompanhar amigos, conviver e cumprir mais uma etapa do meu plano de treino, bastante flexível e sem stress, para a maratona que pretendo fazer no próximo ano.
Agora, estou na dúvida entre Barcelona a 7 de Março ou Roma, a 21 do mesmo mês. Se alguém me puder ajudar na escolha, fique à vontade para opinar...
Quanto à prova, fi-la em ritmo de treino, na 1ª parte, e um pouco mais rápida nos últimos 10 kms.
Terminei com 1h e 36m, sem qualquer cansaço digno de nota, que me permitiu fazer o GP do Cavadas, no Seixal, 2 dias depois, no feriado, uns 10 000 metros bem duros, a contar para o Troféu Concelhio.
Voltando à prova, dei por mim a roer-me de uma inveja boa, a olhar para os dorsais dos maratonistas, a torcer por eles e a pensar que nunca mais quero fazer a Meia da minha cidade. Para o ano, ou faço a rainha, que era a única que deveria existir nesta data, na minha opinião, ou não corro. Agora, acabar uma maratona já dura durante tantos kms com 4 kms finais a subir não lembra a ninguém. E temo que este percurso, a manter-se, vá esse sim, afastar milhares de atletas estrangeiros, que são a maioria...