segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MARATONA DE LISBOA 2010

A minha terceira.
E que mal correu a minha terceira!
Não respeitei a prova, não respeitei o esforço que tinha feito no Porto, não prestei atenção às quatro semanas apenas de intervalo entre Porto e Lisboa, tentei "vulgarizar" a prova-rainha e paguei por isso.
Juntando as condições atmosféricas surreais, a minha preparação inadequada e o percurso ridículo desta prova, só podia dar "estouro"!
Resumindo, 1h45m à meia, final com 4h03m...
O muro aos 28kms, as pernas a prenderem aos 34kms e aquela Almirante Reis onde tomei a péssima decisão de seguir a "peregrinação" dos caminheiros, decidi caminhar uns metros e correr umas centenas. Cada vez que tentava arrancar, piorava e muito. E olhava para aquela subida imensa e via toda a gente a caminhar, como se fôssemos todos para Fátima...
Fui até ao fim apenas por teimosia, pois não me deu nenhum prazer chegar ao final duma prova tão penosa a partir de certo ponto. Cheguei a sentir-me feliz durante duas horas e meia onde ia com o meu amigo, onde penso em todas as pessoas de quem gosto e que sei que acordam num Domingo e tentam dar-me força através do pensamento, mas depois foi a depressão aguda!!!
Vou lembrar e esquecer.
Gostei de ver o António Almeida e fez-me acreditar que alguma coisa de estranho se passava, pois muitos corredores e corredoras que estão acima do meu nível, passavam também por muitas dificuldades (e muito cedo!) o que me causou muita estranheza.
Eu, mesmo com as asneiras que fiz, não deveria ter sofrido tanto e tão cedo...
Amanhã é outro dia!
Hoje sonhei com uma lagartixa...:)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Maratona dos Descobrimentos - Lisboa

Não sei se faço bem, mas Domingo lá estarei.
Só me inscrevi ontem, num impulso depois do treino longo de Domingo,
na companhia dos outros Perna Assada.
Aquele final a subir não me vai agradar nada, mas vou na perspectiva do "City Tour"...
A caminho da terceira...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Maratona do Porto 2010

A minha segunda...
Conclusões principais:
- custa sempre!
- custam muito!
- lida-se melhor com o que custam!
O correr sem a pressão do tempo é revigorante, descontrai e permite desfrutar do melhor percurso que já corri! Não são 9 kms menos bonitos que retiram a extraordinária beleza deste percurso, numa cidade com características singulares, que tem um clube que odeio, mas que tem muitas e boas pessoas que não têm culpa nenhuma... (a azia a falar...)
Fui com os meus dois amigos de infância fazer uma coisa que nunca pensaríamos, há três anos atrás, fazer juntos. E terminámos os três, com maior ou "maior" dificuldade!
Decidi acompanhar o estreante António Rico e ir ao seu ritmo. Ele não quer saber de Garmins, de gel, de aquecimento, nada... ele corre o que é para correr connosco e pronto! Passada leve e certinha.
Corrida, conversa e paisagem os primeiros 25 kms, corrida sem conversa até aos 35 kms e depois é cada um por si, quem tiver menos dores vai até ao fim, sem empatar ninguém.
Eu já sabia que não estava 100%, tinha dado um jeito às costas na sexta-feira a puxar o banco do carro para a frente... e sabia que ia pagar, é sempre o mesmo jeito perto do sacro-ilíaco.
A meia em 1h e 50m é um descanso, temos forças para acelerar a partir dos 30kms, e se soube bem passar atletas que iam com muita vantagem sobre nós na primeira parte.
Terminei com dores, muitas dores, sofri muito nos últimos 4 kms, mas nada de dores relacionadas com a corrida: costas e adutores.
Felicitei colegas que tinham terminado a sua primeira. Sei o que estavam a sentir. Felicito o Filipe, que conseguiu e sofreu muito. O Fernando, por ter já tantas feitas.
Na próxima, vou seguir uma directriz ainda mais radical: só acelero, se conseguir, claro, não aos 30, mas sim aos 35! Se me sentir bem até aos 30, abrando... pois já sei, que mesmo com muitos treinos longos, muitas séries, muito gel... custa sempre muito aquele final.
E só fiz 10 minutos a mais do que na minha primeira em Sevilha. 3h40m , no meu Garmin.
É muito tempo em cima das pernas frágeis de um tipo que não gostava de correr...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MEIA MARATONA RIBEIRINHA-MOITA 2010

Foi a minha primeira vez nesta prova relativamente perto de casa.
Bem organizada, quilómetros marcados, nada de relevante a apontar.
Foi mais uma etapa na preparação para o Porto, daqui a 4 semanas.
Tentei fazer um treino de ritmo em que testasse a minha respiração ao longo de uma prova mais longa depois de ter feito duas de 10 kms.
Fiz o primeiro terço da prova em ritmo descontraído, em que fui um pouco à conversa com o Sr. Nuno, o que foi um prazer pois gosto muito de seguir o seu blogue, e fui depois acelerando gradualmente junto a um atleta que não conheço e que tinha a passada mais certa que já observei!
Tinha apontado para uma média de 04m30s/km, fiz 04m25s e o meu segundo melhor tempo numa meia: 01h33m25s.
Depois, um cozido à portuguesa e uma sesta...

domingo, 3 de outubro de 2010

Corridas do Destak e de Sesimbra


Continua o caminho de preparação para a maratona do Porto.
Sabem bem estas provas curtas para contrabalançar os treinos lentos e longos.
Confesso que às vezes é aborrecido fazer três horas e tal de treino sozinho, com o Ipod a transmitir música de companhia, o palmilhar de metros de estrada, mato e areia da praia. Não vou fazer mais do que quatro destes!
A vantagem de ter mais quilómetros semanais nas pernas nota-se quando, nas provas de 10 kms, consigo correr de trás para a frente e fazer uns 3 kms finais muito mais fortes e sem sofrimento do que habitualmente. Encarei estas duas provas da mesma forma: tentar imprimir um ritmo vivo até faltarem 2 ou 3 kms e depois tentar "disparar" para ver como se porta a respiração.
Correram ambas bem, esta prova de Sesimbra a "entrar" pelo oceano é engraçada, mas hoje estava ventosa.
Consegui fazer uma média de 04'08''/ km, sem forçar de início.
Este fim-de-semana fica marcado pela chegada da minha futura "personal trainer", que daqui a seis meses deve estar pronta para me acompanhar em belos treinos...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Meia S. João das Lampas 2010


Terceira participação na rainha das Meias.
Queria destacar a "cada vez melhor organização" desta prova.
O SR. Fernando Andrade esmera-se a reunir uma equipa que põe tudo a rolar bem, os kms marcados, os abastecimentos, os controlos, tudo!
Também achei piada às queixas dos condutores que têm de esperar 5 minutinhos para entrar na estrada e não têm paciência para nos ver passar. Ouvi esta pérola: "Querem correr, aluguem o autódromo..."
Quanto à minha prova, correu muito bem, sem sofrimento, o esforço bem gerido, a pensar que estava a fazer um treino de força. Sempre com vista ao Porto.
01h38m no meu Garmin.
Para o ano há mais, para início de época.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Está aí o Ano Novo

Para quem é professor, o ano é mais lectivo do que civil.
Os planos, de todos os tipos, fazem-se a pensar a partir de Setembro e não de Janeiro. Pelo menos comigo é assim. As provas a que planeio ir são de Setembro a Julho, nunca de Janeiro a Dezembro.
Manias...
Tal como a ano passado, tentei passar o Agosto sem ganhar peso. Não consegui. Ganhei um quilo...
Mas está criada a base para começar a carregar quilómetros nas pernas, de forma gradual, depois uns treinos de ritmo, umas provas, tudo com vista ao Porto em Novembro.
Gostava que a minha segunda prova-rainha corresse pelo menos tão bem como a primeira.
Tenho essa esperança. Vou fazê-la com companhia, o que deve ser bem mais agradável.
Agora, faltam duas semanas para a rainha das Meias: S. João das "Rampas"!!!
Bom ano a todos!

domingo, 1 de agosto de 2010

A minha leitura de férias...

Li, gostei muito, recomendo e deu-me bastante que pensar:
"Born to Run"
Abraço

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pré-época

Treinos lentos, de manutenção e prevenção de lesões.
Bons treinos a todos e para quem vai a Melides, boa sorte!
Abraço

domingo, 6 de junho de 2010

CORRIDA DO ORIENTE 2010

Manhã de sol com algum vento e uma prova plana para final de época.
As pernas estavam pesadas depois de ter participado ontem às 19.30h no GP da SFOA, na Amora, ao longo da Baía do Seixal e com um vento do demónio...
Fui, "arrastado" por um amigo, pôr mais 10 kms rápidos nas pernas cansadas, mas não me arrependo. Só quebrei aos 7 kms, depois de acompanhar uma moça da Talenter, que tem um ritmo firme e forte. Agradeci-lhe, mas acabou o combustível.
Terminei em 239º da Geral, com 43m16s.
A t-shirt é a mais engraçada da época. A caneca tem alguma utilidade.
Volto lá para o ano.
Agora, é continuar a recuperar o peso ideal que permita andar qualquer coisa de jeito nas provas.
Mas mais logo, vai uma travessa de caracóis...
Bons treinos.

domingo, 30 de maio de 2010

XXVIII JOVEMAIO 2010

Já tenho 20 t-shirts da prova do meu bairro.
E o mais grave é que não a comecei a correr aos 10 anos de idade, mas sim aos 19...
Lembro-me que saíamos à noite no sábado anterior e fazíamos questão de fazer a prova a arrastar-nos, de ressaca, até com directas em cima, mas quem falhava a prova, a única prova que fazíamos durante o ano, era alvo de perseguição e injúrias...
O sapato não era de atletismo, a meia era de algodão, as bolhas surgiam em catadupa e as pernas ficavam SEMPRE muito assadas, na zona entre pernas...
Ficámos conhecidos como os Perna Assada. As propriedades da vaselina não colhiam grande simpatia entre aqueles que estavam habituados apenas a correr atrás de uma bola...
Hoje, mais uma vez participei, estreámos a nossa camisola oficial com um óptimo 8º lugar por equipas e a melhor veterana I.
Eu, fiz 43 minutos menos penosos do que nas últimas provas em que participei, pois a minha lesão no osso ilíaco esta sarada, mas 7 dias parado são 2 quilos a mais e nota-se logo...
O que interessa é participar, como sempre disse o Zé Marques!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

II Meia Maratona da Areia 2010




É a única prova em que sou totalista.
É a única prova que terminei com o mesmo tempo.
É a prova mais bonita em termos visuais para quem vê um turbilhão de cores a desfilar pelo areal tendo por fundo as cores da costa.
É uma prova bem organizada, com gente simpática e que merece continuar e desenvolver-se por muitos anos.
É uma meia-maratona dura. Molhamos os pés, apanhamos areia dura, mole, inclinações que dão cabo dos joelhos, da coluna, mas tudo é compensado pelo prazer de desfrutar de uma "pista"diferente.
É uma prova para a qual apetece convidar os amigos.
É uma prova que mais ano menos ano hei-de fazer estando em boa forma, sem nenhuma lesão, grave ou não, que me apoquente...
Meti-me com senhor Cidadão e com o António, que fizeram uma bela prova.
Eu arrastei-me pela segunda metade com a minha dor na cabeça do fémur.
Para o ano volto.
Eu e os NAPA - Núcleo Amigos Perna Assada, em honra ao que as nossas coxas vão sofrendo em cada prova...
E já com umas camisolas catitas, esperemos... se o tesoureiro permitir.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Meia de Setúbal 2010

Lembro-me de há dois anos atrás ter feito esta prova para comemorar um ano de corrida. Isto quer dizer que já lá vão três anos desde que comecei a colocar um pé à frente do outro, sempre para a frente, (o futebol ficou na prateleira, ou melhor no estádio e na tv...).
Lembro-me de ter ficado muito contente por ter feito na altura 1h e 34m, andei contentíssimo o dia todo, era o meu melhor tempo numa meia-maratona. Lembro-me também do vento horrível à beira do rio na segunda parte da prova.
Ontem regressei. Quis comemorar 39 anos de vida a correr. Quis que o tempo passasse mais depressa até à hora de ir para o estádio e não há melhor forma de limpar a cabeça que correr e de preferência à chuva...
Não choveu durante muito tempo. Foram 5 minutos de carga pesada... Limpou a alma e ensopou a roupa... Não tendo treinado ao longo da semana, por causa de uma dor na anca que não percebo de onde surgiu e por que se mantém, sabia que não deveria abusar e fiz um belo treino, dorido, mas acabei com menos dor na anca do que no início... e hoje não estou pior, que era o receio.
Fui também para acompanhar a minha companheira, que foi convocada para fazer massagem no final da prova.
Já agora, se alguém precisar de umas mãos firmes, mas gentis:
http://massagemrelax.webnode.com.pt/
Cumprimentei, durante a prova, o Sr. NK, que ia num ritmo ainda mais certinho que o meu.

À tarde, avô, pai e filho no estádio...
Sem palavras!
Foi tudo muito bonito!
Bons treinos e até praia.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Final de época

Começa o calor efectivo.
Gosto de treinar com calor, gosto da sensação de pré-desidratação, gosto de rolar pelo pinhal, pela areia da Fonte da telha, gosto de pingar...
Não gosto de provas com muito calor, não gosto da sensação do suor a humedecer os olhos, a fazer arder, não gosto da necessidade de chegar o mais depressa possível.
Dou por mim a pensar que gosto cada vez mais dos treinos descontraídos, com amigos, da preparação calma para um objectivo, do que das provas rápidas, onde passados 40 minutos já tudo passou.
Gostaria que fosse mais simples participar nos eventos que quero.
Vou participar novamente no sorteio para a Maratona de Londres. 2011.
Não tenho muita sorte ao jogo...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CORRIDA DOS SINOS 2010

Que bom correr na zona saloia, na terra dos meus pais, saloios de gema e cheios de orgulho de Mafra oferecer aquelas condições desportivas a quem visita ou a quem a escolhe como residência.
A prova continua a chamar muita gente, a esgotar inscrições, tanto na prova pequena como na grande.
O calor que se fez sentir dificultou as performances, soube de uma ataque cardíaco(espero que o senhor esteja bem), fiz a prova sem forçar nada, não a quis fazer sozinho, quis ir com os meus amigos que treinam (ainda) menos do que eu, a rolar em ritmo de treino rápido. As pernas continuam a estar pesadas, ainda não me sinto a caminhar para a boa forma, mas também sinto-me longe de lesões musculares e vêm aí muitas provas para desfrutar, e é este o verbo que me move por estes dias!
No final, 01h 08m de treino e o senão de três momentos horríveis de cólicas intestinais que me obrigaram a contrair todo e a pensar que poderia passar uma vergonha "daquelas"...
Conselho: NUNCA beber leite morno carregado de Cola Cao ao deitar, na véspera de uma prova!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ING New York City Marathon 2010

Status:
Not accepted.
Eis como se entristece num fantástico dia de Primavera
Para a ano tento outra vez...

segunda-feira, 15 de março de 2010

GP das Lezírias 2010

Foi a segunda vez consecutiva que participei nesta prova carismática.
Gosto da envolvência, mas confesso que me faz alguma confusão ter de ir a olhar para o chão enquanto corro. As pedras, os torrões, a terra lavrada...
Também não gostei de não conseguir ninguém nos caminhos de terra batida, o pessoal que vai mais lento pode encostar um pouco à direita, quando solicitado, mas fazem que não ouvem... Portuguesices...
Foi o primeiro treino de ritmo que fiz após Sevilha e era um teste à minha condição. Correu bem, não piorei nada, não notei inflamação, e vi e corri com amigos.
Gostei particularmente de terminar ao lado do António e de fazer de "emplastro" na foto à chegada.
Para o ano volto.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Síndrome da Faixa Ílio-tibial

Pois, esta ainda não tinha tido...
Também é conhecido por "Joelho de corredor".
Consequência dum treino parvo de uma hora e meia na areia mole e inclinada da Fonte da Telha, duas semanas antes da Maratona.
Passados 30 minutos de treino lento ou rápido, começa a doer, sempre na mesma intensidade, sempre com o mesmo timing...
Assim que começo a andar, pára a dor e fico impecável...
Muito chato!!!
Se alguém já padeceu deste mal, aceitam-se sugestões de tratamento, palavras de conforto, donativos em numerário, etc...
Bons treinos

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MARATONA DE SEVILHA 2010


Manhã muito fria.
Um novato arranca do hotel para o estádio olímpico às 07h50m, com 4 graus, de t-shirt de prova, já com o dorsal preso, calção e muita ansiedade. E as mãos geladas...
O gel no bolso, muita vaselina nos pés e nos mamilos. E muita ansiedade... Não faltava nada.
Quando chego à zona de aquecimento, corri para um aquecedor para aquecer as mãos, que não sentia. A proximidade do rio fazia baixar a temperatura, um frio seco e cortante, 3 graus à hora da partida.
Enquanto batia as palmas para tentar aquecer um corredor espanhol dirige-se a mim e pergunta-me: "Donde está tu Chip, compañero?" Pois, o "estúpido" esqueceu-se de colocar o chip...
Fiquei muito enervado e chateado comigo mesmo. Dirigi-me a um membro da organização para saber se o meu tempo final seria registado e ele abanou a cabeça e disse as palavras mais importantes que ouvi no Domingo: "Pero, hombre... disfruta-la!"
E assim foi. Sem classificação oficial, sem tempos parciais, apenas com o desempenho do meu Garmin, que marcou 42 240metros!!
Corri os primeiros 20 kms com dores no joelho esquerdo, demonstrando que o pequeno entorse que sofri há um mês ainda não estava bom. Acompanhei sem grande dificuldade o homem do balão das 03h30m, fui muito tempo poucos metros à frente desse grupo para evitar possíveis tropeções. à medida que os metros passavam comecei a "construir o castelo" de fazer abaixo das 3 horas e 30 minutos, pois sentia-me realmente bem, a desfrutar...
Ia a uma média quase constante de 04m53s por km, o que me permitiria amealhar segundos para quando o desgaste apertasse. E apertou e muito aos 36 kms. O muro não me deixou ir os últimos 6 kms abaixo de um ritmo de 05m10, 05m15s ao km, mas com muita, muita dificuldade!
Tentei aguentar e consegui um tempo não oficial de 03 29m 49s. Na minha primeira maratona.
Como não tinha chip, vou fazer de conta que não valeu e daqui a uns tempos tento fazer outra...
Espero que a prova tenha corrido tão bem a todos os portugueses daqui da blogosfera como correu a mim.
Ainda tive mais dois dias em Sevilha a passear, à chuva, mas sem muitas dores... descer degraus é que não...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

GP do Fim da Europa 2010


De volta a Sintra depois da estreia no ano passado, esqueci as agruras provocadas pela altimetria do percurso que são suplantadas pela beleza do mesmo.
Levei amigos, os "Amigos da Perna Assada", com a minha comadre a ganhar por mais de dois minutos ao molenga do marido...
Fizemos 01h20m, foi um belo treino para mim, mais um passo, ainda que não o mais adequado, rumo a Sevilha. Decidi puxar pela minha amiga, que se treinasse com regularidade, daria cartas no escalão dela.
Aguentou o ritmo a subir, a descer, sempre forte, sem se queixar...
Parabéns, Célia!(Também com esta guarda de honra, parecemos 3 seguranças...)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Do Camarnal ao Fim da Europa

Este Domingo visitei a aldeia de Camarnal, perto de Alenquer.
Fomos em representação do clube, o Águias Unidas, na sua muito estimada VW Transporter, já com alguns quilómetros...
Uma prova simpática, em duas voltas com classificações tiradas à antiga, mas com boa vontade e o mínimo de organização. Duas voltas de 5 kms, bem medidos, em circuito urbano de subidas e descidas.
Não queria ir, mas inscreveram-me e alterei o último treino longo que tinha previsto fazer para o dia seguinte. Fiz um treino de ritmo, muito agradável, acompanhando um amigo que tentou fazer-me descolar, mas que segui sem grande esforço acabando por batê-lo no último quilómetro. Foi bom para o moral. Uns belos 41m45s...
No dia seguinte um longo de 30 kms, 16 de estrada, 14 na praia(que difícil estava a areia)...
Agora começa o "tapering"... Tudo a correr como previsto para Sevilha. Vamos ver.
Domingo, Fim da Europa, com aquela descida malvada a dar cabo dos músculos...
Bons treinos