segunda-feira, 16 de julho de 2012

ULTRA MARATONA ATLÂNTICA MELIDES-TRÓIA

Falta menos de uma semana para nova aventura do NAPA - Núcleo de Amigos Perna Assada.
Três amigos de infância que começaram por correr com os sapatos justinhos, com a bela meia de algodão, com 4 bolhas em cada pé e com as virilhas e zonas adjacentes sempre assadas...
Até descobrirmos, sem preconceitos, as virtudes do uso da vaselina esterilizada e dos belos calções de lycra.
Domingo, estamos prontos para começar uma das mais exigentes provas do calendário nacional, um percurso único, um contexto fabuloso, com diversas agruras que se nos vão deparar e que me impedem de criar expectativas de qualquer tipo, pois o vento, a maré, a temperatura, a resposta do corpo, é que vão ditar as leis.
Agradeço antecipadamente aos colegas da blogosfera que já fizeram a prova, o favor de me facultarem dicas, comentários, sugestões e conselhos de experiência feitos.
Desejo a todos a continuação de bons treinos neste final de época e uns votos especiais aos que participarão no próximo domingo!

3 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá João, parabéns por teres optado por fazer a prova, vai ser uma prova de fogo mas pelo que leio está preparado para enfrentar aquilo.
Vou lá estar pela 3ª vez e nem por isso estou muito à vontade para te dizer o que vou encontrar, mas existem coisas básicas a que deves dar muita atenção, como sabes só existe 1 abastecimento de água, e apenas isso, aos 28,5kms onde te darão apenas duas garrafas de meio litro cada, por tens de levar kamalbeck com um mínimo de 1,5l. de água e alimentos sólidos suficientes para repôr um pouco de energias. O calçado deve ser ligeiro ou muito leve, podem ser sapatos de estrada mas que não deixem entrar areia para o seu interior, podes levar um isolante preso nas pernas e que envolvam os ténis de maneira a que a areia não entre, também podes correr descalço (não aconselhável para quem não está habituado) ou então usar umas meias de neoprene que se utilizam por quem faz mergulho no mar, há 2 anos corri com as neiprene até aos 28,5kms e depois calcei os ténis que levava ás costas e assim fui até ao final da prova. Vai estar muito calor, por isso deves levar uma boa protecção para a cabeça e também um creme protector para colocar nas partes do corpo que ficarem a descoberto depois de estares equipado. Deves correr sempre junto à areia molhada, nos primeiros 5/6 kms a areia está muito solta e a praia tem uma forte inclinação obrigando-nos a correr durante muito tempo com uma perna mais baixa do que a outra e isso causa um certo desconforto, mas se a costa estiver normalizada este problema começa a atenuar a partir dos 6 kms. Também precisamos de ter um pouco de sorte, por vezes a maré baixa fica lá bem por cima obrigando-nos a correr pela areia solta, há 2 anos foram 30 kms de suplício, mas creio que desta vez as coisas vão correr melhor. Convém levar sempre uma corrida certinha, mesmo que a gente se sinta bem, pois os 43 kms da prova são muito duros e dves fazer sempre muito bem a gestão do consumo da água que transportares, é que é expressamente proibido de receber água seja de quem for, inclusivamente dos atletas que correm a nosso lado. O resto já tu sabes, leva óculos de sol se tiveres e uma t´hirt fresca, custuma estar sempre uma brisa fresquinha que vem ali do mar mas também pode estar um vendaval como esteve o ano passado a partir ali da Comporta. Eu também vou estar lá para fazer a prova e aquilo que estive aqui a escrever também vai servir para mim, e podes crer que ainda não tinha pensado nestes pormenores que são necessários a ter em conta. Abraço e boa prova.

Alexandre Duarte disse...

É pedida uma dica, pois deixo-a, de graça: Tem medo João, tem muito medo ...
;-))
Agora um pouco mais a sério ... corroboro tudo o que o Joaquim aqui deixou, apenas ressalvando que não penses em fazer aquilo tudo a correr. A UMA não é uma prova igual às outras que conheces. Até domingo!!

Alexandre Duarte disse...

Olá João!
Mais 10 cents ...

Como ao longo do percurso iremos encontrar auto-estradas no meio de estradas municipais e mesmo de caminhos de cabras, temos vontade de abrir e acelerar por ali fora.
Resultado: o consumo aumenta e depois, lá à frente, olhamos para o depósito e falta-nos combustível para os últimos Kms ...

Guarda 'combustível' ...
Gere 'combustível' ...