quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A primeira Maratona...

Confesso aqui, que é com avidez que acedo aos blogs dos corredores mais experimentados para saber dos seus relatos da Maratona de Sevilha, a mais recente, e de outras.
Confesso que estou a sentir uma estranha "criatura minúscula" a invadir-me as entranhas, a empurrar-me para a experiência do "muro", para a pequena/grande glória que há em terminar pela PRIMEIRA vez a distância mágica. Este pensamento recorrente já rumina no meu íntimo há dois ou três meses, só abranda quando aparece uma inflamação no tendão e que me faz refrear os planos e penso:"tás a ver, ainda não tens estofo, já viste o que é estares inscrito para uma prova no estrangeiro e não poderes ir...". Mas quando a boa forma aparece recomeçam os planos, e penso em Londres 2010, penso no Porto, penso agora e com bastante entusiasmo na opção Sevilha, que me parece deveras atraente. Mas a primeira deve e tem de ser especial!
As dúvidas são muitas: em Portugal ou lá fora? Experiência solitária ou em grupo? Em que altura da época?
Conclusão: bem vai a minha vida quando os meus problemas se resumem a estas dúvidas!
Vou lendo e vou correndo.
Até que um dia vai acontecer.

4 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Faça acontecer JP!

Opções são muitas. Dependendo também de factores vários como por exemplo o dispêndio de dinheiro e de tempo em deslocações. Ou se existirá para si uma época do ano melhor para treinar.

A minha 1ª, foi estudada e feita em conjunto: eu, meu marido na altura e um casal. Os 4 nos estrearíamos juntos! Com cerca de 1 ano de antecedência decidimos: Paris 2001. Tínhamos lá alojamento, o que nos ajudou a escolher. Era (na altura) uma maratona para cerca de 30.000 pessoas, o que também consideramos importante na altura... e os treinos foram juntos, pelo menos as sessões longas. Foi bom! Foi fácil!

A 8 de Abril de 2001 nasceram felizes mais 4 maratonistas.

Eu já conto com 4, a que seria a
5ª... teve a minha desistência ao km 30, Porto 2007. Sei bem porquê...

Uma maratona bem planeada, com treinos e muita vontade, e é fácil a nossa primeira! Paris 2001.... recordarei para sempre como um dos momentos mais felizes da minha vida.

Coragem JP!

Ana Pereira

joaquim adelino disse...

O bichinho já germina e ninguèm vai conseguir apagar isso.
A sua mente já trabalha para esse objectivo, não a deixe ficar mal.
Um abraço.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá JP

Pois de Paris, posso contar-lhe como foi nas Crónicas da Ana, outro meu outro blogue onde ponho coisas mais antigas, que escrevi quando o "maria sem frio nem casa" ainda não existia.

Pode ler a aventura de Paris em

http://ascronicasdaana.blogspot.com/

Nessa altura o texto foi enviado para a Revista Atletismo e premiado com um par de sapatos de corrida.

Como poderá ver, nem tudo são rosas, mas VALE SEMPRE A PENA!

Vamos lá a mentalizar-se! É a 1ª parte da preparação para a Maratona!A mentalização!

Estarei por perto....

Força!

Ana Pereira

Fernando Andrade. disse...

Caro JP

A Maratona é apaixonante. ERu, que não corro nada de jeito, que sou um longrinhas, que não tenho feito preparação adequada, nem cuidado bem de mim, já fiz uma série de Maratonas. A 1ª é sempre aquela que gera mais ansiedades, pois não se sabe como é que o organismo reage. Mas havendo prudência, escutando bem o corpo e preparando bem a mente contra a saturação psíquica, não há nada a temer. No entanto, uma coisa é essencial : a 1ª é para conhecer a distância e só depois disto é que poderá apontar para marcas.
Isto... são os "conselhos" de quem faz sempre asneira nas maratonas e nunca mais aprende,eheheh.
Abraço.
FA